terça-feira, 19 de janeiro de 2010

META ZERO DE PRESOS EM DELEGACIAS

Depois da famosa Meta 2, o presidente do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, Ministro Gilmar Mendes, anunciou na segunda-feira (18.01) o compromisso do CNJ em perseguir uma Meta Zero de Presos em Delegacias.
O anúncio veio durante a inauguração da Vara de Execução Penal Virtual no Rio de Janeiro. Uma das novidades trazidas com a criação dessa vara, é o de que o sistema nela utilizado permitirá que o magistrado seja avisado quando o preso tiver direito a algum tipo de benefício, não havendo necessidade de intervenção do advogado ou do defensor público.
Conforme levatamento realizado pelo CNJ há atualmente, em todo o país, 56.477 presos em delegacias. Muitos desses presos são mantidos nas delegacias por tempo indeterminado, alguns chegam a está aguardando citações judiciais - um verdadeiro absurdo!
Um detalhe que chama a atenção é o de que não foi estipulado um prazo para que a "Meta Zero de Presos em Delegacias" tenha um fim, diferente do que ocorreu com a "Meta 2".
Faço as seguintes indagações: Se a Meta 2, que tinha um prazo estipulado, não conseguiu chegar ao seu objetivo, o que se dirá de uma meta que não possui um prazo? Então, será preciso muita cobrança para que essa meta venha a se tornar, de fato, uma meta?
Bem, resta-nos então aguardar para saber se essa meta será uma realidade, pois, uma sonho ela já é!

Nenhum comentário: